quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pesquisa MEC/UNESCO

(Trecho do livro de pesquisas da UNESCO, com levantamento de várias escolas públicas do Brasil que "deram certo". Obtido com a componente do blog, Laine, que trabalha na secretaria de uma escola pública em BH.)


Capítulo 2.2: A violência no ambiente escolar

Verificou-se que o impacto mais significativo da violência é tornar o ambiente da escola pouco apropriado às aulas, acentuando as faltas dos alunos e a piora da qualidade do ensino.
Tais acontecimentos trazem consequências drásticas para os alunos que sofrem com a repetência ou até mesmo com a exclusão da escola. Além disso, a repetência e a evasão escolar comprometem a eficiência do sistema escolar.
O "clima de violência", além de influir na qualidade de ensimo, no desempenho escolar dos alunos e no desempenho profissional do corpo técnico-pedagógico, também incide sobre a percepção dos alunos a respeito do espaço físico da escola, da gestão e dos próprios colegas. Constata-se que um ambiente escolar desfavorável contribui para o esgarçamento das relações entre os atores da escola (professores e alunos; professores e direção; alunos e alunos; alunos e direção).

2.3.2: Superando violências

O fato da escola procurar mecanismos de diminuição e superação dos atos de violência possibilitou uma visão mais crítica e menos tolerante em relação aos atos violentos, permitindo o estabelecimento de um antes e um depois.
Se o medo gera uma certa instabilidade no ambiente escolar, não se pode deixar de constatar também que este diminui, quando há a preocupação da direção escolar com os aspectos relacionados à integração dos diferentes atores das escolas.


Leiam na íntegra os resultados desta pesquisa da UNESCO !
É muito interessante:
Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas / Mirian Abromovay et allii. - Brasília: UNESCO, Ministério da educação 2004. 124 p.

www.unesco.org.br

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