segunda-feira, 23 de março de 2009

Iniciativas e projetos

Projeto Makiguti em Ação

Cerca de 235 escolas da rede pública estadual e municipal do país participam do revolucionário modelo pedagógico que defende a felicidade integral da criança. É uma prática pedagógica voltada para despertar e resgatar potenciais e habilidades dos educadores, para que possam desenvolver uma educação humanística e de criação de valores.
O projeto tem como base as propostas que norteiam a Soka Gakkai Internacional (SGI) e a Teoria de Criação de Valoresde Tsunessaburo Makiguti, encontrada em seu livro Educação para uma Vida Criativa. Nesta obra, Makiguti revela a necessidade de o aluno sentir-se feliz na escola e defende que a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, mas deve ter o propósito de desenvolver o ilimitado potencial e talento, bem como cultivar o caráter das crianças.
A metodologia envolve escola, lar e sociedade no compromisso pela felicidade da criança. A proposta é que a sala de aula seja um local em que brote uma ação criativa de professores e alunos envolvidos num clima de alegria e gosto pela aprendizagem. Para isso são desenvolvidas palestras e atividades com os professores, que são reproduzidas em sala de aula. A capacitação dos professores pela equipe ocorre no horário pedagógico, com duração de duas horas, uma vez por mês na própria escola.
Trabalhos dos alunos
Os alunos têm a chance de vivenciar experiências nas áreas de meio ambiente, artes cênicas e outras atividades lúdicas. O educador também recebe estímulo para superar as dificuldades e elevar sua auto-estima no dia-a-dia, já que é visto como um ser humano, construtor de si mesmo e de sua história, e com papel fundamental no processo da educação criativa.
Aos pais estão reservadas palestras, convívios e oficinas diversas, integrando-os na proposta educacional do projeto. A equipe é formada por profissionais, técnicos e especialistas de várias áreas da educação, que transmitem seus conhecimentos sem vínculo político, religioso e financeiro.
(Fonte: http://www.bsgi.org.br/)



Educadores da Soka Gakkai organizam fórum sobre educação humanística

Em 7 de outubro, o Departamento Educacional da Soka Gakkai realizou o seu “30º Fórum Nacional sobre a Aplicações Práticas da Educação Humanística” no Sapporo Convention Center, em Sapporo, no Japão. Aproximadamente 2.300 educadores e personalidades-chave no campo da educação de todo o país estiveram presentes no encontro intitulado “Criando uma Sociedade em Prol da Educação – Estimulando Nossos Tesouros do Futuro com Coragem e Amor”, no qual educadores da Soka Gakkai expuseram seus esforços para praticar a educação humanista na sala de aula.
O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, enviou uma mensagem solidarizando-se com os presentes em sua desafiadora tarefa de educar e cuidar das crianças, que são únicas em seu caráter e personalidade. Ele também louvou os educadores pelos seus incansáveis esforços, observando que a existência de um único professor sério e sincero que seja é como um sol de esperança que pode ajudar a romper qualquer impasse na comunicação com os alunos.
Quatro representantes deram depoimento sobre os sucessos obtidos na sala de aula apesar das inúmeras dificuldades que enfrentam como educadores. Masashi Ichikawa, professor do ensino fundamental II de Saitama, contou como lidou com a ocorrência de Bullying em sua classe. Kenichi Hisayama, professor do ensino médio em Okinawa, relatou como colocou em foco a educação para a paz e conseguiu transmitir aos seus alunos o valor da vida e a importância de se prezar a vida, e ajudou-os a superar o impulso para a violência.
Kazuyo Sakota, professora do ensino fundamental I da província de Hyogo, falou sobre o apoio que ofereceu aos seus alunos na criação de uma orquestra que acabou representando a cidade no Concurso de Orquestras Escolares do Oeste do Japão. Koji Shiomi, professor do ensino médio de Hokkaido, discorreu sobre o currículo prático que elaborou para duas escolas onde leciona, situadas nas ilhas de Teuri e Okushiri, na costa de Hokkaido. Ele salientou o quanto é importante o educador acreditar e confiar em seus alunos com o desejo sincero de ajudá-los a cultivar o seu potencial.O Grupo de Educadores de Hokkaido apresentaram dados sobre uma pesquisa que realizaram. Em seguida, o coral infantil Twinkling Stars de Sapporo cantou e o professor Katsuhiko Sato, coordenador de Estudos Culturais da Universidade de Sapporo, enalteceu os esforços dos educadores da Soka Gakkai pela abordagem prática da educação na sala de aula com base no diálogo e compreensão.

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O Desafio de ser Educador Humanista
A Coordenadoria Educacional da Brasil Soka Gakkai Internacional, por meio do DEPEDUC – Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento das Ciências da Educação, realiza diversas palestras de conscientização para educadores desenvolverem suas capacidades humanistas.
Clique aqui para visualizar as apresentações das palestras.
(Fonte: http://www.bsgi.org.br/)

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